sábado, 12 de outubro de 2013

História das Bonecas

As bonecas existem há milhares e milhares de anos, desde os tempos das cavernas. É um dos brinquedos mais antigos do mundo, mas, a verdade é que elas nem sempre foram feitas para brincar. Antigamente, as bonecas tinham uma função religiosa e estavam presentes em diversas culturas do mundo. Eram usadas em rituais que preparavam as mulheres para serem futuras mamães.

Com o passar dos anos, as bonecas começaram a ter um valor diferente para cada povo.Os egípcios costumavam construí-las com argila e colocá-las nos túmulos dos faraós. Já os gregos, ofereciam suas bonecas às deusas em que acreditavam na esperança de terem filhos quando casassem. Os romanos davam bonecas de presente nas celebrações em homenagem ao deus Saturno, símbolo do tempo. E no mês de maio, quando o deus Lares, protetor das casas, fazia aniversário, diversas bonecas eram colocadas em altares.

Mas e quando é que as bonecas pararam de fazer parte dos rituais religiosos para virarem um brinquedo? Bem, elas só começaram a ser vendidas em grandes quantidades na Alemanha nos anos de 1400, onde nasceram os fabricadores de bonecas. E foi lá também que surgiram as famosas casas de bonecas.

Nessa época, elas eram feitas com madeira, argila e outros materiais mais simples. Depois, surgiram bonecas com olhos de vidro e perucas feitas de cabelo humano. A ideia era que cada vez mais elas fossem parecidas com as mulheres. Como eram vendidas para as famílias mais ricas, logo surgiram diversas roupinhas e sapatinhos para elas.

No final do século 19, as fábricas começaram a pensar em versões mais elaboradas, como as falantes. Muitas delas cantavam e recitavam orações. Com o passar dos anos, elas foram ficando ainda mais completas: andam, choram e riem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário